Diante do desastre decorrente das fortes chuvas ocorridas entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2023 no litoral norte do Estado de São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), por meio do Observatório Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), expressam tristeza e manifestam solidariedade à população das cidades de Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Bertioga.
Neste momento, estamos atuando em articulação com o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) para apoiar as ações emergenciais de arrecadação e distribuição de mantimentos, produtos de limpeza e higiene, colchões, cobertores, água potável e demais itens necessários às comunidades atingidas (veja abaixo como contribuir).
Lamentamos profundamente a perda de vidas de famílias inteiras soterradas por deslizamento de terra, como aconteceu no bairro da Vila do Sahy, em São Sebastião. Também lamentamos os danos causados à Aldeia Rio da Silveira, em Bertioga, e às demais comunidades que seguem enfrentando os impactos desta tragédia.
Sabemos que a culpa não é das chuvas, e que muito precisa ser feito para que as políticas públicas e sociais alcancem de fato as origens do problema. Estes incluem a perigosa escalada do racismo ambiental e a indevida reparação às comunidades diante da escalada de impactos decorrentes de grandes empreendimentos que se expandem na região nas áreas de energia, habitação e infraestrutura.
A Fiocruz e o FCT, por meio do OTSS, se colocam à disposição para contribuir e pensar em ações estruturais e estruturantes de enfrentamento às mudanças climáticas que partam do protagonismo e da participação ampla das comunidades e famílias atingidas, sem o que estaremos na iminência de mais uma tragédia anunciada.
A luta pelo território deve apontar, sempre, para a produção de espaços saudáveis, sustentáveis e seguros para as comunidades.
***
Como contribuir com a Campanha Cuidar é Resistir do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT)
Comments