Incubadora

A Incubadora de Tecnologias Sociais do OTSS apoia projetos de desenvolvimento de produtos, técnicas e/ou metodologias replicáveis desenvolvidas na interação com as comunidades e que representam efetivas soluções de transformação sociambiental do território. A Incubadora do OTSS atua apoiando roteiros de Turismo de Base Comunitária (TBC) e práticas produtivas agroecológicas já existentes nas comunidades tradicionais, organizando-os em Arranjos Produtivos Locais (APL’s).

Em 2015, técnicos da incubadora começaram a acompanhar, registrar dados e apoiar processos de gestão de empreendimentos coletivos, familiares ou individuais de comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras vinculadas ao Fórum de Comunidades Tradicionais. Os dados sistematizados servem como linha de base para a próxima fase da incubadora e já promovem melhorias imediatas na gestão destes empreendimentos.

Em 2016, a incubadora entra em uma nova fase, marcada pelo amadurecimento da construção coletiva dos conceitos e processos que fundamentam a incubadora, com a participação cada vez mais ampla e efetiva dos comunitários gestores desses empreendimentos, e ampliação da capacidade da equipe de apoiar tecnicamente esses APL’s. Os primeiros arranjos produtivos a receberem o apoio da incubadora são: o restaurante do Quilombo do Campinho e a Associação de Bananicultores do Ubatumirim.