top of page

SANEAMENTO ECOLÓGICO

Há dez anos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deram os primeiros passos para a construção de uma iniciativa transformadora na Serra da Bocaina. Era o início da experiência de saneamento ecológico da Praia do Sono, comunidade tradicional caiçara de Paraty (RJ) que escolheu como bandeira de luta a preservação de seus rios e a sustentabilidade no tratamento das suas águas.
 

Entre as conquistas desta mobilização estão a construção comunitária de 11 módulos de saneamento ecológico nesta comunidade, incluindo a escola e a associação de moradores; o reconhecimento da experiência junto ao Plano Nacional de Saneamenro Rural (PNSR); e a elaboração do Guia Caminho e cuidado com as águas: faça você mesmo seu sistema de saneamento ecológico.

Esta publicação, que destaca a trajetória do saneamento ecológico na Praia do Sono, também explica, em linguagem simples e acessível, o passo-a-passo para que mais comunidades tradicionais possam avançar no saneamento rural por meio da construção de Tanques de Evapotranspiração (TEVAP), também conhecidos como Bacias de Evapotranspiração (BET), Fossas Verdes ou Fossas de Bananeira.

Ciclo.png

GUIA: CAMINHOS E CUIDADOS COM AS ÁGUAS - Faça você mesmo seu sistema de Saneamento Ecológico

Este guia foi elaborado pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e contou com pesquisadores acadêmicos e tradicionais, lideranças comunitárias e com a participação dos atores locais e da comunidade caiçara. O projeto trouxe muitos aprendizados a partir das conversas e das dificuldades encontradas, que fazem parte de qualquer caminho.

 

Fizemos esse guia com a finalidade de apoiar a Comunidade da Praia do Sono e outras comunidades que queiram aprender a cuidar das suas águas e colocar a mão na massa.

 

Iremos mostrar aqui que há várias formas de cuidarmos das nossas águas e que o mais importante é realmente transformarmos nossa visão sobre esse assunto.

 

Assim, trazemos respostas, questionamentos e alternativas para o cuidado com as águas, com o esgoto e com o lixo. Este guia também traz o passo-a-passo para construir um tanque de evapotranspiração com superadobe. 

 

Para cuidar das águas não existe uma fórmula mágica e, sim, várias possibilidades. Cabe a cada um fazer a sua parte para cuidar do seu território e das pessoas. E podemos trabalhar juntos: atores locais, Prefeitura, órgãos ambientais e comunidade.

No posts published in this language yet
Once posts are published, you’ll see them here.
bottom of page