top of page
Fortalecimento_FCT.png

Criado em 2007 a partir da união de lideranças indígenas, quilombolas e caiçaras de diferentes comunidades tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) é um movimento social de defesa dos direitos humanos que atua ao lado da Fiocruz, desde 2009, por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).

 

Desde então, a Fiocruz e o FCT estabeleram como prioridade fortalecer as lideranças e os espaços de representação do FCT para que o próprio movimento qualifique suas bandeiras de luta em áreas como saneamento ecológico, agroecologia, turismo de base comunitária (TBC), promoção da saúde, educação diferenciada, justiça socioambiental, cartografia social, comunicação e monitoramento territorializado da Agenda 2030.

 

Entre outras ações, integramos em nossa equipe pesquisadores indígenas, caiçaras e quilombolas associados ao FCT. Igualmente, integramos em nosso Colegiado de Coordenação lideranças do Fórum de Comunidades Tradicionais, da Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC) e da Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), organização que representa os povos Guarani no sul e sudeste do Brasil.

 

Além disso, o OTSS provê recursos diversos para viabilizar a realização de reuniões, partilhas, encontros, articulações e mobilizações em rede promovidas pelo FCT. Entre estas ações, estão espaços formativos para monitorar a situação de implementação das políticas, planos, projetos e ações públicas relacionadas aos povos e comunidades tradicionais; para promover denúncias de violação de seus direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e difusos nos órgãos de proteção; e para ampliar a concertação entre essas comunidades em relação à promoção de seus direitos humanos e territoriais.

A produção de uma base de informações e dados georreferenciados sobre o território, incluindo metodologias participativas como a Cartografia Social; saneamento ecológico; educação diferenciada; incubadora de tecnologias sociais; agroecologia; turismo de base comunitária.

Texto_FCT_Vermelho.png

REALIZAÇÕES 2009/2020

01_OTSS_Projeto_Zica_Forum_Ciencia_Socie

Promovemos oito encontros para a formação do Núcleo Jovem do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT)

13_OTSS_Projeto_Zica_Forum_Ciencia_Socie

Integramos à nossa equipe mais de 20 pesquisadores indígenas, caiçaras e quilombolas associados ao FCT

08_OTSS_Oficina_AudioVisual_Juventudes_F

Apoiamos a criação da Frente de Comunicação Comunitária do FCT

Encontro_Justica_Socioambiental_Bocaina_

Apoiamos a realização de dois Encontros de Justiça Socioambiental do FCT

09_II_Encontro_De_Justica_Socioambiental

Apoiamos a realização de encontros de etnia indígena do FCT

IMG_9206_03.jpg

Apoiamos a realização de encontros de etnia quilombola do FCT

19_FCT_OTSS_Rede_Nhandereko_TBC_Partilha

Apoiamos a realização de encontros de etnia caiçara do FCT

IMG_3255.JPG

FÓRUM DE COMUNIDADES TRADICIONAIS - FCT

  • Facebook FCT
  • YouTube FCT
  • Vimeo OTSS
  • ISSUU FCT
bottom of page