Rumo ao IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro!

Agricultores familiares, movimentos sociais e instituições se unem para planejar evento que marca o fortalecimento da Agroecologia das práticas agroecológicas no estado do Rio

Qual a relação do alimento com a luta pelo território? Como isso afeta diretamente a promoção da saúde dos povos tradicionais? Os saberes ancestrais da agricultura, o respeito pela natureza, a consciência de que a terra faz parte do que somos e provê também o alimento que traz a sobrevivência. A agroecologia - compreendida como a agricultura realizada num perspectiva ecológica - dialoga com a sustentabilidade no sentido mais amplo da palavra: a promoção do bem-estar social, da saúde e o respeito ao meio ambiente além de representar um ato político que se consolida cada vez mais no Brasil. 

Nesse contexto, em 2017 será realizado o IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro, marcando também os 10 anos da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). A primeira reunião de organização do evento na região da Costa Verde, aconteceu na sede do Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) em Paraty, cidade que irá sediar o encontro agendado para o primeiro semestre do próximo ano. 

“Estamos contando com diversos protagonistas da Costa verde e demais regiões do estado conectados com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) ”, destaca Fábio Reis, pesquisador do OTSS. “Esse movimento tem sido consolidado em sinergia às experiências do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a Associação de Produtores Orgânicos de Paraty, Emater, a APA Cairuçu, Funai, AS-PTA, Embrapa Agrobiologia e mais algumas ações conjuntas que consolidam a agroecologia na região”, completa. 

 

Reunião AARJ - Rumo ao IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro!
Reunião AARJ - Rumo ao IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro!

 

“A realização do evento nesta região dialoga com as partilhas agroecológicas que estão sendo feitas nas comunidades tradicionais da Bocaina”, salienta. Reis pontua também que o encontro evidencia a promoção da agroecologia  como ferramenta fundamental para a oferta de alimentos saudáveis, melhoria da saúde da população, e o desenvolvimento socioambiental. 

A primeira edição do Encontro foi realizada no município de Nova Iguaçu , a segunda aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Seropédica e a terceira ediçao foi realizada em Campos dos Goytacazes. 

#Agroecologia #IVEncontroEstadualAgroecologiaRJ #AgriculturaFamiliar #ComidaSemVeneno

 

2 Respostas

  1. Ola pessoal,estive no lll ENA,foi maravilhoso,,e não quero ficar fora deste aqui no rio POR FAVOR MANDE INFORMAÇÃO DE COMO PARTICIPAR, OBRIGADO DIRCELENE
    • Comunicação OTSS Comunicação OTSS
      Boa tarde, Dircelene! Vamos postando aqui as novidades. Seguimos em LUTA! Abraços ...

Deixe seu comentário